sexta-feira, maio 02, 2008

Combustíveis aumentam

Eu acho muito hilário quando há aumento dos combustíveis e os repórteres vão entrevistar pessoas na rua. Os próprios repórteres fazem cara de cocô quando dão a notícia e os entrevistados falam coisas como: "é, sempre nós que pagamos", etc.

O negócio é que sim, teria que ter aumento de qualquer maneira, e nem teríamos o direito de ficar reclamando. O último reajuste nos combustíveis tinha sido em setembro de 2005 e o barril do petróleo estava com um preço bem abaixo do que está hoje. A apreciação do Real durante esse tempo conseguiu aliviar um pouco a escalada do barril lá fora, mas é fato que os preços aqui dentro estavam bastante defasados.

O impacto na inflação é importante, porque praticamente toda a cadeia têm os combustíveis como parte dos custos, mas mesmo assim, não havia muito o que se fazer. O máximo que o governo pôde foi diminuir o imposto da CIDE que cobra na gasolina, para tentar anular os repasses ao consumidor.

No mais, a Petrobras estava com dificuldades de ganho por conta dessa defasagem. E a empresa não se pode dar ao luxo disso, porque afinal, é uma companhia com acionistas e que tem que dar lucro e se capitalizar para os desafios que estão pra vir, como por exemplo explorar o petróleo e o gás em águas ultra profundas dos campos de Tupi, Júpiter e Carioca.

Portanto, acho importante ficar bem explicado pra população dos por quês em vez de acharem que sempre são os coitadinhos que pagam as contas de tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só acho um saco nesse lance dos combustíveis o seguinte: quando tem aumento, no dia seguinte todos os postos sobem o preço, e quando, por algum motivo esse preço diminui, eles demoram sééééculos pra abaixar alguma coisa na tarifa, com aquela velha desculpa de "ah, nossos estoques ainda estão com o preço antigo e blablabla"

Anônimo disse...

Pois é, não tiro sua revolta, o pessoal, na primeira oportunidade, quer aumentar a margem deles. Espero que a diminuição do imposto faça barrar o aumento nas bombas.