quarta-feira, abril 30, 2008

Brasil vira grau de investimento

E não é que a nossa grande pátria desimportante acabou de virar Grau de Investimento? E que por** seria essa?, perguntaria alguns.

As notas de classificações dos países são dadas por agências que medem a capacidade de um país em arcar com seus compromissos, ou seja, a capacidade do país em pagar suas dívidas. Existem três grandes agências no mundo: a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's, e foi a primeira que hoje, concedeu ao Brasil a nota de Grau de Investimento, algo inédito na história do país.

Existem fundos de investimento que pelas suas regras, só podem investir em países que tenham esse selo. Fundos que protegem seus associados, procurando lugares que sejam rentáveis mas que sejam acima de tudo seguros. Calcula-se em cerca de US$ 25 trilhões em fundos de pensão que não podem investir no Brasil por conta do país não ser grau de investimento.

Além de mais Dólares entrando no país (1% desse valor que eu coloquei é mais do que as reservas brasileiras hoje), o governo e as empresas ganharão ainda mais acesso a crédito, em volumes sem precedentes e com taxas de juro similares às de países desenvolvidos, ou seja, teoricamente, haverá futuras reduções dos juros.

O país persegue essa classificação faz anos. Anos que está havendo uma política econômica capaz de transparecer confiança maior no país e assim, fazer com que ele seja seguro para investimento.

A ressalva

Gente, isso aí pegou todo mundo de surpresa, é fato. As contas do país estão caminhando para um déficit novamente, por causa da queda do saldo comercial e da valorização do Real. Além disso, estamos no meio de uma crise de crédito bem séria no mundo, por causa dos Estados Unidos. Ou seja, conjuntura bem bizarra pra um upgrade desse porte, nesse momento.

E países que possuem o Grau de Investimento não é garantia de crescimento sustentável, vide o México que já tinha e está crescendo pouco nos últimos anos. Fora que as reformas aqui precisam continuar, como a tributária, diminuição de burocracia, melhor educação, e por aí vai. Vamos torcer que essa confiança toda no nosso país se justifique.

3 comentários:

fabianoristow disse...

oi? faz funcionar?

enfim, a iminente entrada de dólares aqui significará que:

1) meus 3 dólares conseguidos na promoção do spotelo agora é que não vão valer porra nenhuma;

2) é o momento de a gente preparar nossa lua de mel pros eua, tiago.

Tisf disse...

1) AAUHAUHAUAUHA

2) Eu não tenho visto ainda!!

.-.-.-.

Eu tô super surpreso com isso ainda!

Urd disse...

Eu estou tããããõ feliz com isso, ontem foi um dia mágico!

Mas ainda não dá p/ parar de trabalhar... ¬¬'