quinta-feira, maio 29, 2008

Livre mercado?

Gente, é impressionante como as opiniões mudam quando os papéis são invertidos. Os Estados Unidos eram até pouco tempo (ou dizem que continuam sendo) o baluarte do livre mercado, do neoliberalismo ou como quer que chamem isso.

Pois bem, três fato curiosos sobre essa questão com relação ao Brasil. O primeiro é a insistência em mantêr barreiras contra o etanol daqui. Como eles não querem perder a tecnologia do combustível verde, acabam evitando a entrada do etanol brasileiro de cana e incentivando o de milho deles, um dos responsáveis pela alta dos preços no mundo atualmente.

Segundo fato, durante a campanha presidencial, a HillaryClinton afirmou, em Dakota do Sul, que era contra a aquisição da Smithfield Foods pela brasileira JBS-Friboi. E disse que, se fosse presidente, aproveitaria as brechas da legislação agrícola para vetar a venda para a empresa brasileira, que depois de comprar a Swift nos Estados Unidos, se transformou na maior exportadora de carne do mundo. Hillary é contra a consolidação porque os Estados Unidos estão perdendo espaço no mercado global de carnes. Desde 2003, as exportações de carne dos EUA despencaram e enquanto disso a brasileira Friboi se transformou na maior empresa de carne bovina do mundo.

O terceiro fato se deu ontem no Wall Street Journal, sobre a possível compra do "ícone americano" Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, pela Inbev, dizendo que os "políticos americanos devem resistir à invasão em ano eleitoral." Na reportagem, o jornal diz que a empresa é "administrada por brasileiros" e compara os dirigentes com "técnicos de futebol", e que o clima lá na empresa lembrava um vestiário, comentando que os "brasileiros valentões" viraram a mesa e passaram a perna no comando belga da empresa. Haja argumentos!

Nenhum comentário: