quinta-feira, maio 08, 2008

Indústria crescendo qualitativamente

Em meio às previsões catastróficas de aumento da inflação por conta não só dos alimentos, mas também da energia e dos minerais, junto com a demanda interna aquecida do país, a divulgação do resultado da indústria, antes de ontem, trouxe um pequeno alívio pra dinâmica do crescimento do setor.

No primeiro trimestre, a produção industrial teve aumento de 6,3%, número nem um pouco desprezível. No acumulado em 12 meses, a indústria obteve expansão de 6,6%. Mais importante que a magnitude da alta é analisarmos que o setor de bens de capital está respondendo positivamente ao momento que o país passa.

Bens de capital é o setor que aumenta a capacidade produtiva do país. Máquinas produzindo novas máquinas para expansão de fábricas, por exemplo. Apesar do peso maior da indústria ser do setor intermediário, é em bens de capital que mora a gênese da ampliação da oferta que mais tarde impede aumento de preços por conta do aumento da demanda.

O setor cresceu 17,1% no primeiro trimestre e quase 20,0% no acumulado em 12 meses, números compatíveis com a época do Milagre Econômico, apesar de estarmos falando em épocas distintas. Abaixo, eu coloquei um gráfico das expansões em 12 meses dos segmentos que fazem parte da indústria:

Nenhum comentário: