terça-feira, maio 06, 2008

The Rise of the Rest

Eu ainda não comentei nada sobre os BRICs aqui. Então vamos à eles. BRIC é uma expressão cunhada pela primeira vez através do Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo, para denominar os principais países emergentes do mundo. A expressão faz uma analogia à brick, tijolo, como se estivesse sendo construída uma espécie de nova ordem mundial. Os países são, por conta da primeira letra do nome: Brasil, Rússia, Índia e China.

Estima-se que por volta de 2050, os BRICs já seriam as maiores potências econômicas do mundo, ultrapassando assim a União Européia e os Estados Unidos. A força econômica e a população dos quatro países somadas justificariam isso, já que o ganho de escala desses países é gigantesco.

Entrei nesse detalhe porque a Newsweek abre a semana com uma reportagem interessante sobre o mundo pós-americano, com o título The Rise of the Rest (a ascensão do resto), sendo por resto entendendo-se como os BRICs, os "verdadeiros gigantes". A reportagem está aberta no site da revista.

É estranho pensar que o Brasil, sempre renegado à um rodapé da história, pelo menos até meados do século passado, de repente está virando um ator global de peso, especialmente nas questões agrícolas. E pra massagear o ego ainda mais, ontem na campanha presidencial americana, Hillary Clinton citou o Brasil como exemplo a ser seguido de país que conquistou sua auto-suficiência energética. O futuro está chegando?

3 comentários:

Anônimo disse...

O futuro está chegando? Se está se referindo ao futuro da frase: "O Brasil é o país do futuro", eu acho que não... acho que esse futuro não chega... claro que estamos crescendo e vamos crescer ainda mais, mas o resto do mundo também vai crescer... acho difícil acreditar no Brasil como potência mundial, podemos ter população, economia, território e seja lá o que mais for preciso, mas acho que falta tino pra coisa sabe? Cultura mesmo, não acho que temos uma cultura ambiciosa, empreendedora, construtiva... sei lá, não consigo achar a palavra pra dizer o que quero...

Anônimo disse...

"The Rise of the Rest" parece nome de filme B de zumbi.

Bom, dizem que se a água começar a acabar mesmo nós vamos ser a próxima "Arábia Saudita" e tal. Veremos.

Anônimo disse...

Caramba! Eu pensei a mesma coisa sobre filmes de zumbis lol