terça-feira, abril 29, 2008

Faz parar?


E o preço do petróleo que resolveu não querer mais parar de subir? Eu faço previsões sobre preço do barril Brent (cotado em Londres) e essa escalada já me fez revisar umas 3 vezes o preço médio desde dezembro do ano passado.

Olhando o gráfico, fica até mais fácil de mensurar a magnitude dessa alta: em 2002, o preço médio havia ficado em US$ 25 o barril Brent. Em 2007, média de US$ 72,6 ou seja, quase triplicou de preço. Essa semana, estava cotado acima de US$ 115!

O mundo tenta achar uma razão pra isso, já que não há indícios de que esteja havendo uma diferença tão grande assim entre a demanda e a oferta. Quer dizer, a demanda pelo óleo cresceu nesses últimos anos, já que a média de crescimento econômico do mundo também foi alta. Mas mesmo com as recentes notícias de recessão nos EUA (que consomem 25% do petróleo do mundo), que teoricamente jogariam o preço pra baixo, não abalou a trajetória de alta.

Além da velha desculpa da demanda alta e de problemas geopolíticos nas regiões produtoras (guerras, atentados, terrorismo, *bocejo*), dessa vez, com o Dólar enfraquecendo, os agentes estão apostando mais do que em outros tempos em derivativos com lastro no petróleo: há então um forte componente especulativo nisso tudo. E estão forçando pra ver até onde podem ir. Pior que como o petróleo é a matriz mãe do planeta, esse aumento de preços acaba se espalhando. Até nos alimentos, que utilizam de produtos derivados do óleo, como fertilizantes e combustível para máquinas agrícolas.

Acho que com a chegada do verão no Hemisfério Norte e a desaceleração da economia dos EUA, o preço tende a cair no próximo trimestre. Mas é uma aposta minha. Esse preço maluco já provou que foge de qualquer tipo de previsão.

5 comentários:

Urd disse...

Não gosto do petróleo, ele é feio, grudento, fedido, poluente...

Tisf disse...

AHUAHUAHUAHUA

Rafael Fontenele disse...

O comentário da Urd é foda.

Mas imagina quando essa coisa grudenta começar a acbar de verdade...afora a crise nos combustíveis, as pessoas esquecem que de asfalto ao potinho de plástico, tudo é feito com petróleo.

Ah, você podia autorizar comentários anônimos aqui, aí além de mais gente postar, eu ia poder comentar com o link do meu blog no wordpress, etc. =P

Tisf disse...

Wow, valeu pela dica Rafa. Vou tentar descobrir onde faço isso lol

Anônimo disse...

Continuo acompanhando Tisf :)
Não tenho blog não, fiz uma tentativa uma vez mas nunca postei nada lá...
Do jeito que as coisas andam, não acho que o petróleo acaba antes da humanidade nesse planeta... seria interessante ver os homens se adaptarem a tal evento, mas não acho que vá acontecer...