segunda-feira, abril 28, 2008

Enxugando gelo

Aproveitando o gancho com o lance da inflação dos alimentos, tomou forma no mercado uma discussão desde semana retrasada, sobre a atuação do BC com relação aos juros. O BC sempre é criticado por manter os juros brasileiros nas alturas. Temos o maior juro real do mundo para controlar nossa inflação. Porém, o BC é visto como o grande fiador da estabilidade brasileira.

É até compreensível todo esse zelo porque o país sofreu demais com o aumento dos preços especialmente nos anos 80. Porém, a subida dos juros de 11,25% a.a. para 11,75% a.a. ocorrida dia 16 de abril é bastante discutível.

De acordo com o BC, a demanda do país está aquecida e o aumento dos juros foi para controlar o descompasso entre oferta e demanda. Além disso, comentaram sobre a inflação dos alimentos.

Mas aí eu pergunto: que por** de inflação de demanda é essa que eles tanto tão falando?? Que o país está crescendo acima de 5% e que a demanda está aquecida é fato. O negócio é que a oferta está conseguindo acompanhar. É só pegarmos os índices do IBGE de alguns setores da economia para vermos isso. Além disso, dados da indústria, com relação à estoque e capacidade ociosa estão dentro da normalidade.

Ou seja, só porque está havendo aumento dos alimentos, o BC acha que aumentando o juros irá resolver a questão (ninguém vai parar de comer). A questão é que a meta do BC é de inflação em 4,5%, com tolerância de 2 p.p. pra cima ou pra baixo. E o BC não usa a própria banda que estipulou. A inflação tem que voltar ao centro da meta de qualquer maneira, mesmo que para isso reduza a atividade econômica que está caminhando tão bem e desvie a causa do problema para o "demanda aquecida".

Esperemos então, novos aumentos de juros por parte do BC pra tentar controlar algo que está acontecendo no planeta todo e assim, permanecer enxugando gelo pelo menos até a situação dos alimentos no mundo se acalmar.

3 comentários:

Urd disse...

Eu não entendo pq eles fazem isso, acho q eles só fazem isso pq "tem q fazer" alguma coisa, pq até eu sei q essa história de "demanda aquecida" é balela.

(Viu, eu leio jornal!)

Tisf disse...

Eles querem porque querem o 4,5%, é por isso. Aí fica arrumando um jeito de justificar a alta de juro.

Urd disse...

Sei, ou seja: pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi
pipipipipipipipipipipi